Molusco vem da palavra Molluscus, que quer dizer mole.
São animais invertebrados, dotados de corpo viscoso e mole, a maioria possuem uma concha calcária dura, que protege o corpo.
Predominantemente marinhos, embora existam de água doce e terrestre
Podem ter vida livre, fixos ou viver enterrados.
Há espécies que medem alguns poucos milímetros e outras atingem dimensões monstruosas, como o calamar gigante das profundezas abissais, que pode alcançar 15m de comprimento e pesar algumas toneladas.
São organismos triblásticos, celomados e de simetria bilateral.
O corpo dos moluscos é divido em cabeça, pé e massa visceral.
Na cabeça estão localizadas a boca, os olhos e tentáculos com função sensitiva (tato, cheiro).
A massa visceral fica envolvida pela concha e é formada pelos órgãos da digestão, circulação, excreção, respiração e reprodução. A massa visceral é recoberta por uma fina epiderme chamada manto, onde existem glândulas que fabricam a concha calcária.
O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal.Em alguns animais, como os polvos e as lulas, o pé modificou-se em tentáculos que são utilizados na locomoção e captura de alimentos.
Classificação dos moluscos:
Gastrópodes
A concha única, em espiral, é característica típica desse grupo, por esse motivo são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça").
Entre os gastrópodes, estão o caracol, caramujo e a lesma ( embora não apresente concha).
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.
A cabeça possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.
Na boca, existe a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais.
A reprodução é sexuada.
No caso da reprodução dos hermafroditas, ocorre a reprodução cruzada.Em espécies com sexo separados, ocorre a união com transferência de espermatozóides para o corpo da fêmea, onde ocorre a fecundação
Bivalves ou pelecípodes
Os indivíduos desse grupo têm o corpo protegido por uma concha com duas valvas que se fecham como tampas graças à contração dos chamados músculos adutores.
Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula.
Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha.
A respiração se efetua por meio de brânquias laminares (as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. )
Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa. Ou seja, na água, a fêmea solta os óvulos, e o macho solta os espermatozóides. As células se encontram, ocorre a fecundação e se forma os ovos.
São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.
Cefalódes
A característica mais marcante é a modificação dos pés em tentáculos, os quais partem da cabeça.
A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo).
Esses animais têm a circulação fechada - isto é, o sangue só circula no interior dos vasos.
A respiração é branquial.
Os maiores moluscos existentes estão entre as lulas (20 m com os tentáculos estendidos).
Os maiores polvos ocorrem no oceano pacífico (9 m com os tentáculos estendidos).
Outras classes
Os moluscos incluem também outras classes, com menor número de espécies:
Aplacophora (aplacóforos): semelhantes a pequenos vermes, não possuem concha, embora alguns representantes apresentem espículas calcárias. Não possuem olhos nem tentáculos. São de vida exclusivamente marinha, e vivem em baixas profundidades (Abaixo dos 200m)
São divididos em 4 subclasses: Cyrtonellida (50 gêneros), Tyblidiida(20 gêneros), Bellerophontida (60 gêneros) e Pelagiellida(5 gêneros).
Exemplo: neopilina.
Exemplo: chinton.
Scaphopoda (escafópodos): concha formada por uma única peça consistente, aberta nas duas extremidades. São animais pequenos, os maioresmedem 15cm de comprimento. Tem a concha que lembra presas de elefante. É dividido em duas subclasses: Dantalioida ( possuem costelas longitudinais e maior diâmetro localizado na abertura anterior) e Sifonodentalioida (Sem costelas longitudinais e possuem diâmetro maior localizado na abertura posterior.)
Exemplo: dentalium.
CURIOSIDADES
Muitos moluscos têm grande aplicação econômica.
Entre eles estão os bivalves que têm capacidade de produzir pérolas. A produção da pérola é iniciada quando uma partícula estranha, por exemplo, um grão de areia penetra na concha.
Os moluscos, de um modo geral, são importantes fontes de proteínas, ácidos graxos essenciais e vários minerais, como zinco, fósforo e cálcio. São alimentos muito saudáveis e têm baixo teor de calorias, se comparados a outras carnes. Também têm altas quantidades de vitaminas, minerais, e ômega 3.
Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Por exemplo, a lula e o polvo que expelem uma substância escura na água, isto confunde os predadores, permitindo a sua fuga
O caramujo-africano foi trazido para o Brasil ilegalmente como alternativa econômica ao escargot, mas o fracasso das tentativas de comercialização levou os criadores, por desinformação, a soltar os caracóis nas matas. Como se reproduz rapidamente e não possui predadores naturais no Brasil, tornou-se uma praga agrícola e pode ser encontrado em praticamente todo o país, inclusive nas regiões litorâneas.
O maior problema é que o caramujo africano transmite um verme que causa angistrongilíase meningoencefálica, que acomete o sistema nervoso central.
Já o caramujo Biomphalaria, que vive na água doce é o hospedeiro intermediário do verme que causa a esquitossomose ( barriga d’água).
A grande diversidade de formato e cores de conchas faz com que muitas pessoas se acostumem a colecionar conchinhas achadas na praia.
O artesanato com conchas tambéms é muito comum em comunidades praianas
Conclusão:
Pode-se reconhecer um molusco por ter corpo muito mole e, por vezes, possuir uma concha. Todos possuem cabeça (ou ao menos boca, como a ostra e o mexilhão), pé e massa visceral.
Apresentam sistema digestório completo, pois possuem boca, estômago, intestino e ânus.
Possuem sistema circulatório aberto no qual o sangue cicula pelos vasos por vezes caindo diretamente nos tecidos e voltando aos vasos. Os cefalópodes possuem sistema circulatório fechado (só circula nos vasos), sendo exceção.
Estão presentes no cotidiano sendo alimentos e na cultura, sendo, além de alimentos, matéria-prima para artesanato e objetos de coleção, além, de fazerem parte da indústria joalheira.
0 comentários:
Postar um comentário